APRESENTAÇÃO
O PAEX – Parceiros para a Excelência é um Programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Uma Parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão por meio da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento.
O PAEX integra aproximadamente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizados.
Com 450 horas anuais de atividades para as empresas, as metodologias de gestão oferecidas pelo PAEX são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a gestão de negócios e a inteligência competitiva e otimizar os resultados globais das organizações.
- Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado.
- Definição de indicadores de performance da organização.
- Acompanhamento periódico de metas.
- Ampliação dos horizontes a partir do contato com a vanguarda da gestão empresarial.
- Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão.
- Implementação de metodologias de gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras.
- Melhoria nos resultados econômico-financeiros. Capacitação dos gestores da organização.
- Elaboração/Revisão do planejamento estratégico e da visão de futuro da empresa, reavaliando individualmente o seu negócio.
Avaliação de resultados, controle de metas e acompanhamento das iniciativas para alcance dos objetivos estratégicos definidos no Projeto Empresarial.
Aplicação prática do conhecimento em gestão com especialistas nas áreas de Marketing e Vendas, Processos, Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras, implementadas de acordo com as necessidades de cada empresa.
Anualmente, três executivos por empresa participam de um programa de formação de 96 horas, composto por seis módulos, com ênfase em Estratégia, Marketing e Vendas, Finanças, Pessoas, Processos e Projetos.
Espaço de discussão de temas emergentes da gestão para o principal executivo da empresa.
Troca de experiências entre os parceiros da rede de empresas, estimulada pelos seguintes encontros:
- Comitê de Presidentes – Em um grupo restrito, integrado pelo principal dirigente de cada organização parceira, temas atuais e problemas comuns são discutidos, promovendo o desenvolvimento e a integração de executivos.
- Encontro de Dirigentes – Gestores se reúnem e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional.
- Encontro Anual da Rede – Presidentes e principais executivos das organizações associadas ao PAEX reúnem-se para discutir, abrindo oportunidade de intercâmbio com outras empresas, setores, países e culturas. O encontro é também uma oportunidade para a troca de ideias sobre cenários como forma de subsidiar a elaboração do Projeto Empresarial.
No Portal PAEX, os dirigentes das empresas parceiras encontram:
- Informações institucionais do PAEX: grupos e organizações associadas e de suas empresas, agenda de atividades, materiais didáticos.
- Interação entre parceiros – e-intercâmbio: publicação de perguntas e respostas dos dirigentes sobre questões do dia a dia da gestão; banco de experiências – acervo de práticas de sucesso das empresas parceiras, organizado segundo os campos de atuação da Parceria.
- Informativos: boletins produzidos com as notícias da rede que prestigiam e divulgam assuntos de interesse das empresas parceiras.
Como instrumento de suporte às AGMs, que são parte da metodologia de gestão estratégica implementada pelo PAEX, o painel de bordo permite ainda que se analisem, para as situações críticas, as causas de mau desempenho, assim como ações corretivas cabíveis. Desenvolvido em plataforma 100% web, o software tem como objetivo agrupar as informações estratégicas, táticas e operacionais da empresa, possibilitando aos seus gestores o acesso aos dados necessários para uma melhor gestão da organização.